O que é?
A obstipação intestinal é uma dificuldade em regular a progressão das fezes, causando fezes duras e secas. Pode durar pouco tempo ou ser crônica, afetando a qualidade de vida.
É um problema comum, geralmente temporário e causado por uma dieta desequilibrada. Afeta pessoas de todas as idades, sendo mais comum em mulheres e idosos, devido a dieta, falta de exercício físico , medicamentos e maus hábitos intestinais. Cerca de 40% das mulheres grávidas também podem apresentar obstipação.
Sintomas
De um modo geral, as fezes são duras e fragmentadas, existe uma sensação persistente de mal-estar e desconforto no abdome e verifica-se, frequentemente, necessidade de recorrer a medicamentos para ajudar a evacuação.
Causas
- Falta de Cuidados Alimentares – O risco é mais elevado quando se ingere poucas fibras (frutas, vegetais, cereais) ou poucos líquidos;
- Alteração na Rotina Fisiológica – Se ignora ou retarda o estímulo para a defecação, se ingerem poucos fluidos, se existe ansiedade , depressão ou se toma alguns tipos de medicamentos.
- Patologias – Algumas patologias afetam o intestino, tais como:
- doenças neurológicas (esclerose múltipla, doença de Parkinson, lesões da medula);
- metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, insuficiência renal).
- Doenças do intestino ou do ânus – Como inflamações, tumores, fissura anal, entre outras.
Diagnóstico
Uma avaliação detalhada das queixas e um exame médico completo pode fornecer dados importantes para esclarecer a situação.
Um exame ano-rectal (exame proctológico) é rápido, indolor e muito informativo. Podem ser necessárias análises ao sangue, um clister opaco ou uma colonoscopia.
Tratamento
É muito importante disciplinar os hábitos alimentares, ingerindo alimentos com fibra e beber bastantes líquidos. Estas medidas demoram algum tempo a surtir efeito. No entanto, deve-se:
- Ingerir alimentos ricos em fibra, tais como:
- Cereais (farelo, flocos, pão e bolachas integrais);
- Frutas (ameixa, pêssego, frutos de polpa ou tropicais);
- Vegetais (couve, feijão, grão, ervilha, fava).
- Fazer atividade física regular – Marcha, ginástica, natação;
- Rever os Medicamentos em uso – Para perceber se eles são a causa da obstipação;
- Recorrer a laxantes – Sempre com prescrição médica.
Se você apresenta esse quadro clínico e precisa de ajuda, procure um médico especialista.